domingo, 29 de agosto de 2010

Ajudar a criar essas maravilhas, em liberdade !!!

Todos os beija-flores que aparecem neste set estão livres na natureza.
Cedo começa a ocupação diária desses pequenos cavaleiros sans peur et sans reproche. São dos primeiros a despertar. Ainda o sol não nasceu, já estão esperando pousados em um galho fino, elevado no meio da vegetação, de onde goteja o orvalho da noite, à margem de um ribeiro, à beira de uma floresta. Parece que lhes causa sensação agradável e salutar o sorverem esses primeiros raios matutinos pela sua plumagem, a qual cintila tanto como vemos em tantas espécies, no que há de mais esplêndido no mundo das cores. Voltam várias vezes ao pouso predileto para descansarem um pouco e curarem da toilette da manhã. De repente porém somem-se - já é completamente dia. Admira-nos esta mudança brusca: mas nestas avezinhas todas as deliberações são inspirações rápidas, incalculáveis, que com velocidade pasmosa são traduzidas em atos".
"Aproveitar o tempo - parece ser esta a divisa dos Colibris. Todo o dia constantemente em movimento o seu temperamento irriquieto nunca lhes permite repouso prolongado, salvo para dirigir à apaixonada uma serenata chilreada na sombra de um dossel de folhagem entresachada de flores, no meio do zumbido de inúmeras Abelhinhas e Moscas - seus comensais à mesma mesa hospitaleira. O que nunca nos cansamos de admirar é a energia muscular armazenada nesses pequenos organismos. São verdadeiros acumuladores de força.
"Em que consiste a alimentação dos Beija-flores?
"Em pequeninos, exíguos insetos. Tiram-nos em parte de dentro dos cálices de flores com o auxílio do bico, cuja configuração é apropriada para esse mister, e da língua, cuja prolação é muito fácil; Todo o mundo acredita que os colibris se alimentam somente do néctar e do mel das flores; mas esta crença é simplesmente errônea. Que ao caçarem insetos nos cálices das flores também apanham néctar, e que o mel, como caldo doce e agradável, não constitui objeto de desprezo, que por sua vez são a principal fonte de alimentação dos Trochilides - e é preciso notar que o BEIJA-FLOR, quando é sustentado exclusivamente de mel, sucumbe irremediavelmente. É que os colibris não são vegetalistas rigorosos - mas principalmente insetívoros como os PICA-PAUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário